Meias Elásticas

As meias elásticas são meias especiais de compressão gradual, que auxiliam o retorno do sangue das veias ao coração, evitando que ele fique “represado” nas pernas.
As meias são excelentes no tratamento e na prevenção de sintomas como inchaço, peso, cansaço e dor nas pernas. Elas infelizmente não evitam o surgimento de varizes ou fazem nenhuma veia indesejada sumir.
Quem deve usar as meias elásticas?

Eu acredito que todos devemos ter um par de meias para usar em viagens longas, por exemplo. Mais de quatro horas de carro, ônibus ou avião, já é uma viagem longa. Mas todos que têm sintomas e ficam muito tempo de pé, como por exemplo que faz plantões, ou até professoras.

Como usar as meias elásticas?

Ao levantar, arrume-se como de rotina e coloque as meias, como quem coloca meias normais. Não há necessidade de calçar as meias antes de encostar os pés no chão. Essa é uma lenda. Apenas evite calçar as meias depois de muito tempo de pé, já com as pernas inchadas.

A meias podem e devem ser usadas durante o exercício físico, pois durante o exercício mais sangue vai para as pernas e isso pode provocar inchaço e outros sintomas.

Se ao longo do dia, estiver com calor e desconforto por usar as meias, pode retirá-las. Quanto mais tempo elas forem usadas, melhor, mas parte do dia é melhor do que nada.

E qual meia eu compro?

Temos que medir o tornozelo e a panturrilha. Cada pessoa tem um tamanho de meia específico. A meia da sua mãe não necessariamente serve em você!

Além disso, há uma graduação da compressão que a meia faz. Em geral, a meia de média compressão (20 a 30 mm Hg) será suficiente.

Também indico comprar em locais especializados e marcas boas. Essas marcas podem não ser as mais baratas, mas serão mais confortáveis e duráveis. Costumo indicar mais de uma marca – tenho minhas preferidas em termos de conforto, beleza, esportiva…